Lembranças

“Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé” [Hb 13.7]

Gostaria lembrar de um velho padre católico que foi muito importante para os primórdios da minha fé, o monsenhor Jonas Abib, fundador da comunidade Canção Nova. Este senhor, que aniversaria no mesmo dia que eu, é o principal responsável por meu interesse pelas Sagradas Escrituras. Foi por meio de seu livro “A Bíblia no meu dia-a-dia” que tomei conhecimento da verdade e passei a crer no Senhor Jesus.

Ao contrário do que muitos possam imaginar, na Igreja Católica, existem muitos fiéis que se debruçam diante da Palavra para estudá-la, seja pelo diário espiritual, sugerido pelo Pe. Jonas Abib em seu livro, ou acompanhando a liturgia diária e seu ciclo de leitura (anos A, B e C). Entretanto, sabemos que isso não lhes garantem sair de alguns erros doutrinários e contrários à própria Bíblia, devido à obediência cega à santa Sé e à Tradição.

Como nos exorta as próprias escrituras, que diz: “examinai tudo e ficai com o que é bom” [1Ts 5.21], volta e meia consigo aproveitar bons artigos e pregações de cristãos católicos. Mais que isso, sempre que minha fé desfalece, procuro me lembrar de uma virada de ano que passei em Cachoeira Paulista e pude acompanhar o Pe. Jonas, já idoso naquela época, conduzindo uma vigília com vigor e fé, sem esmorecer e com os joelhos no chão clamando a Deus por misericórdia e coragem. Talvez, o monsenhor Jonas tenha inúmeras falhas e algum dia eu descubra podres a seu respeito, mas acho que essa cena ficará marcada para sempre.

Essa imagem ficou gravada em minha mente como um exemplo de fé, a ponto de todas as vezes que encontro um senhor na rua com o biótipo do Pe. Jonas, oro a Deus pedindo para que um dia eu me torne um senhorzinho de fé inabalável e incansável.

São lembranças como essas que me fazem continuar a caminhada e querer encontrar mais exemplos a serem seguidos, sem que com isso, eu tente substituir o grande exemplo de Jesus. Somos humanos e não anjos ou deuses, precisamos de pessoas de carne e osso para nos servir de exemplo em nossa peregrinação. Essas pessoas devem servir de exemplo e não de concorrentes do Mestre, o seu exemplo deve nos levar a Cristo e não às suas personalidades, para que assim possamos imitar sua fé.

E você, lembra de alguém que te ajudou na fé?