Jesus é um sinal de contradição


E Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe de Jesus: “Este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição, de modo que o pensamento de muitos corações será revelado.” [Lc 2.34-35]

Diante de tal declaração a respeito de Jesus, feita por Simeão, é praticamente impossível não pensar nessa sentença: Jesus é um sinal de contradição! Assim como em seu contexto histórico, hoje também se pode aplicar essa passagem bíblica, pois Jesus não foi sinal de contradição somente para Israel, mas Ele ainda o é para todas as sociedades e de todos os tempos.

Sua mensagem continua sendo extremamente contraditória. Veja, por exemplo, em nosso país, apesar das pesquisas declararem que somos uma nação cristã (principalmente se somarmos o número de católicos [68%] e evangélicos [20,4%]), percebemos que os valores anunciados por Jesus ainda estão bem longe de ser uma realidade por aqui, e não só aqui, mas em todo mundo.

Observemos algumas delas: “quem quiser ser o primeiro (ou líder) que seja servo” [Mt 20.27], essa ordenança de Jesus não é praticada nem mesmo dentro das denominações cristãs; “ame ao próximo como a ti mesmo” [Mc 12.31], essa aí então, é um desastre total, pois atualmente o que importa é alimentarmos nosso ego;  “vocês não podem servir a dois senhores, não podem servir a Deus e ao Dinheiro” [Lc 16.13], nesse caso, conseguiram até criar um teologia (aquela da prosperidade) justificando que dá pra servir ao dois; “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam” [Mt 5.44], bom, essa eu nem vou comentar.

Como diz o pregador Paul Washer: “o evangelho tem que ser um escândalo e motivo de vergonha para os que não creem”. Se o nosso evangelho continuar a se conformar com o mundo não é evangelho! É qualquer outra coisa menos evangelho. Como diz o apóstolo Paulo não podemos nos envergonhar do evangelho [Rm 1.16] do jeito que ele é.

As nossas denominações cristãs parecem mais preocupadas em manter um cristianismo que seja facilmente aceito pelas pessoas, mas o fato é que o evangelho é escandaloso e chocante. A maioria das denominações promete um monte de mentiras às pessoas em troca de seu dízimo. Dizem coisas do tipo: “se você se tornar cristão, sua vida financeira vai melhorar” ou “a sua saúde será restaurada”, mas ninguém pode dar essas certezas às pessoas que estão se convertendo, pois ao contrário disso, o Senhor Jesus disse que era para pegarmos a nossa cruz e segui-lo [Mc 8.34], ou ainda, que no mundo teríamos aflições, mas que Ele havia vencido o mundo [Jo 16.33].

Nós não temos o direito de tornar a mensagem do evangelho suave e agradável com o intuito de lucro [2Co 2.17], pois seremos julgados por isso, pois a quem muito foi dado muito será cobrado! [Lc 12.48] Seguir ao Senhor Jesus pode ser sintetizado pela seguinte declaração do próprio Mestre: “estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” [Mt 7.14]. Não podemos nos autoenganar e acreditar que o evangelho é para qualquer um. Poucos serão os escolhidos, mesmo quando chegar o dia em que todo o mundo conhecerá a mensagem do evangelho.

Jesus é um sinal de contradição. Nós, seus discípulos, precisamos ser sinal de contradição, mesmo que isso custe o nosso prestígio, as nossas amizades, o nosso emprego ou até mesmo a nossa vida! Não precisamos nos preocupar em ser relevantes nessa sociedade, precisamos viver o verdadeiro evangelho que choca os que não creem.

A questão final que nos resta responder é: será que, de fato, somos cristãos?!